Este título tem origem em Portugal. 
        Na época das expedições, muitas embarcações portuguesas eram entregues a sua proteção e algumas delas levavam sua imagem a bordo. Nossa Senhora da Ajuda era venerada por muitos soldados e marinheiros que invocavam sua ajuda nos momentos de perigo.
        Os padres jesuítas trouxeram esta devoção para o Brasil, construindo a sua primeira igreja na Bahia, em honra de Nossa Senhora da Ajuda. Os relatos sobre a construção, em 1549,  da igreja narram um milagre realizado pela Virgem, durante o período das obras.
        Os padres escavaram os alicerces no alto morro de Porto Seguro. Como no local não havia água, foram obrigados a cavar uma valeta para transportar a água de um outro lugar. Esta vala passava pelas terras de um colono que, inconformado com o fato, denunciou-os às autoridades locais e exigiu que parassem imediatamente com a retirada da água, acreditando que se esgotaria e lhe faria falta no momento que mais precisassem. Os padres pediram ajuda a Virgem Santíssima para que conseguissem acabar a obra.
 Durante a celebração da Santa Missa, no local que se erguia a capela, começou a brotar água junto ao tronco de uma árvore que eles haviam cortado para preparar o terreno da construção.
        Durante a celebração da Santa Missa, no local que se erguia a capela, começou a brotar água junto ao tronco de uma árvore que eles haviam cortado para preparar o terreno da construção.
Essa água passou a ser considerada milagrosa e muitos peregrinos iam ao local para curar suas doenças, conforme narrou Padre José de Anchieta (Nosso Santo Brasileiro e fundador da Cidade de São Paulo). 
        A imagem atual que está na Bahia é a mesma que pertenceu à embarcação que trouxe o primeiro Governador Geral do Brasil.
ORAÇÃO
Mãe Santíssima d'Ajuda, 
Virgem pura e Imaculada, 
ouvi como nossa especial advogada os nossos clamores. 
Mostrai-nos o vosso poder profundo; 
o céu e a terra, o mundo inteiro, vos venera, 
até o inferno a vós se rende, ó Senhora. 
Procuramos o vosso abrigo como filhos miseráveis, 
pois são mais admiráveis os vossos prodígios. 
Queremos, Senhora, seguir vossos vestígios. 
Sede sempre nossa protetora e advogada, 
socorrei a nós e a nossas famílias, 
alcançai a todos as graças que vos pedimos 
e enfim a eterna felicidade do céu. 
Abençoai-nos e protegei-nos, ó Virgem Santíssima. 
Amém!
(É costume rezar três vezes a oração Salve Rainha, seguidas da jaculatória: 
Nossa Senhora d'Ajuda rogai por nós!)

Nenhum comentário:
Postar um comentário