quinta-feira, 4 de agosto de 2016

17-NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS, 15 DE AGOSTO


        Venerado na igreja de St. Peter Am Perlach, na cidade de Ausburg, Bavaria, o quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi pintado por volta do ano 1700.
        Um pintor desconhecido pintou a Virgem Maria inspirado na meditação feita por São Irineu, bispo de Lyon e mártir no ano 202, que, à luz do paralelismo escrito por São Paulo sobre Adão-Cristo, criou o de Eva-Maria, dizendo: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; ao contrário, Maria, por sua obediência, o desatou!”
        Este quadro foi então colocado na pequena igreja de São Peter am Perlack em Ausburgo e ali está até hoje nesta igreja que é cuidada pelos jesuítas locais. Ali foi onde tudo começou, fonte desta fé. A devoção à Maria Desatadora dos Nós, então, como vocês podem ver, já existe há 300 anos!
        Portanto, não é uma devoção de agora. Não se trata de uma aparição da Virgem Maria a alguém, como aconteceu em Lourdes ou em Fátima. Trata-se de uma devoção respeitada como tantas outras existentes na Igreja Católica.
        Nele vemos a Virgem retratada como a IMACULADA CONCEIÇÃO, tendo sobre sua cabeça o Espírito Santo lhe derramando Suas luzes. Maria está cercada por anjos que lhe entregam uma faixa com nós. Estes nós representam todos os males, aflições e pecados que nos cercam, nos escravizam e nos impedem de desfrutar livremente a graça da vida.
        Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos auxilia a desatar todo o mal que nos torna infelizes e revoltados. Livre de todos estes nós, nos sentimos mais puros para receber o seu Divino Filho Jesus em nossos corações.
        Um notório devoto de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é o PAPA FRANCISCO, desde a década de 80 a qual divulgou a devoção em seu país de origem (Argentina).

O manto azul de Nossa Senhora Desatadora dos Nós- Simboliza o céu e também a virgindade de Maria.

A túnica vermelha de Nossa Senhora Desatadora dos Nós- Simboliza a maternidade de Maria. Assim, na catequese da pintura, vemos que Maria é Virgem e Mãe.


O Espírito Santo sobre Nossa Senhora Desatadora dos Nós- Tem dois significados: o primeiro é que Maria é Mãe de Jesus cristo por obra do Espírito Santo. Ela é cheia de graça. Em segundo lugar, significa que todas as ações da Virgem Maria, inclusive as de 'desatar os nós' são feitas por obra do Espírito de Deus.

As 12 estrelas sobre Nossa Senhora Desatadora dos Nós- Simbolizam os 12 Apóstolos aos quais ela acompanhou no dia de Pentecostes, conforme lemos no início do livro dos Atos dos Apóstolos, e no começo da Igreja. Maria é padroeira e protetora da missão dos Apóstolos.


Nossa Senhora Desatadora dos Nós entre os anjos-  Significa que ela está no céu intercedendo por todos nós, seus filhos em Jesus cristo.

A fita na mão de Nossa Senhora Desatadora dos Nós- Simboliza a vida de cada pessoa que recorre a ela. Os nós aparecem do lado esquerdo de Maria, simbolizando o pecado e os problemas da vida, cuja maioria é decorrentes do pecado. A fita sem nós do lado direito da Virgem, simboliza a vida na graça de Deus, a vitória sobre o pecado e sobre os problemas.


As mãos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós- Desatando os nós simboliza o poder da intercessão de Maria quando apresentamos a ela nossos problemas, dificuldades e pecados.


O olhar de Nossa Senhora Desatadora dos Nós- Está focado em suas mãos desatando os nós. Significa que Nossa Senhora tem atenção, preocupação por cada um de nós, seus filhos, e por nossos problemas nesta vida. Ela tem uma atenção amorosa e prestativa sobre cada um de nós que invocamos a sua ajuda.


O anjo apresentando os nós à Virgem Maria- Simboliza as orações de todos os cristãos, pedindo socorro à Mãe. Cada vez que rezamos, nossa oração sobe aos céus como incenso e chega até Deus e a Virgem Maria. Este anjo nos ensina que nossas orações são sempre ouvidas pelo céu e por Nossa Senhora.


A lua crescente aos pés de Nossa Senhora Desatadora dos Nós- Significa que Maria é Senhora dos tempos. A lua significa o ciclo da vida que vem e vai. Estando sob os pés da Virgem, significa que Maria tem poder de nos atender e no tempo correto, ou seja, no melhor momento, na hora de Deus.


A serpente aos pés de Nossa Senhora Desatadora dos Nós- Simboliza o demônio. A Virgem Maria esmaga a cabeça da serpente, lembrando o texto do Gênesis 3, 15.  Ao conceber e dar à luz Jesus Cristo, o Salvador, o mal foi vencido. Por isso, Nossa Senhora também tem poder sobre o mal. Quando recorremos a ela, ela nos protege do mal.

O anjo, o homem, cão e a Igreja na parte inferior- O anjo aponta para o homem o caminho da Igreja, que fica num lugar mais elevado. O anjo aponta para a Igreja. O cão simboliza a providência divina. A Igreja num lugar mais elevado simboliza nossa elevação quando procuramos a Deus e a Igreja através da oração. E, através da oração, os 'nós' da nossa vida são presentados à Mãe do Céu para que ela possa desatá-los. 
        Alguns estudiosos dizem que estas figuras na Parte inferior podem ser também uma alusão ao livro de Tobias, no qual um anjo guiou o jovem Tobias numa longa jornada, até ele encontrar Sara, sua futura esposa.

ORAÇÃO
Virgem Maria, mãe de Jesus, 
que nunca deixa de me amparar e vir em meu socorro, 
e a quem Deus encarregou de desatar os nós da vida dos seus filhos aflitos, 
em suas mãos não há nó que não poderá ser desfeito. 
A senhora bem conhece o meu desespero, a minha dor, 
volta o seu olhar sobre mim, e vê o emaranhado de nós que há em minha vida, 
e o quanto estou amarrado por causa destes nós.
Mãe poderosa, por sua graça e seu poder intercessor junto a seu filho Jesus, 
ninguém, nem mesmo o maligno, poderá me tirar do seu precioso amparo, 
portanto eu confio à Senhora a fita da minha vida. 
Recebe em suas mãos este nó que está amarrando minha vida, 
e eu humildemente te peço para desatá-lo para a glória de Deus, e para todo o sempre.
(expressar as suas preces aqui)
Que todas as dificuldades sejam superadas, 
que todas as barreiras sejam derrubadas, 
que todos os caminhos se abram e que surjam todas as oportunidades de bem, 
a mim reservadas por Deus. 
E humildemente peço que ninguém tenha a força e o poder de me prejudicar, 
que nada tenha a força e o poder de interferir em minha vida, 
em meu trabalho e minha saúde. 
A senhora que é minha esperança, a minha consolação, a minha força, 
ouve minha súplica, me guarde, me guie e me proteja, seguro refúgio! 
E à Senhora serei profundamente grato(a) para sempre. 
Amém.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário