segunda-feira, 10 de setembro de 2018

34-NOSSA SENHORA LA ANTIGUA (PADROEIRA DO PANAMÁ), 9 DE SETEMBRO

       A história da Padroeira do Panamá é um pouco complexa, e por muitos anos houve disputa se a Virgem merecedora deste título seria a Nossa Senhora da Assunção ou Nossa Senhora de La Antígua (a Antiga).
        No século XIV, a catedral de Sevilha, na Espanha, foi reconstruída. A imagem de Nossa Senhora do primeiro templo, porém, foi conservada, vindo a se chamar Santa Maria, a Antiga, em referência à imagem da antiga catedral. 
        Esta devoção foi a primeira a chegar ao Panamá, em 1510. Estabeleceu-se primeiro no Povoado de Daríen, com a chegada de Vasco Nunes de Balboa e Martin Fernandez de Enciso. 
        Haviam prometido à Virgem dar seu nome ao povoado, se saíssem com vida de uma feroz batalha que tiveram com os nativos. 
        Os espanhóis venceram a batalha e, no local onde então era a casa do cacique indígena chamado Cémaco, ergueram uma igreja em homenagem à Santa Maria de la Antígua. Colocaram ali uma cópia da imagem da Virgem, que haviam trazido desda Espanha, e deram seu nome ao povoado, como prometeram.
        A devoção a Nossa Senhora da Assunção chegou ao Panamá com os evangelizadores franciscanos, cuja fundação fora impregnada por Francisco de Assis com a espiritualidade mariana. A assunção de Nossa Senhora é um dogma de fé da Igreja católica. Inexplicável aos olhos humanos, é motivo de lendas e tradições que são contadas de gerações a gerações. Conta-se que Maria, rodeada pelos apóstolos, fazia suas últimas recomendações, enquanto adormecia em Deus. Mas entre eles faltava um: Tomé, que pregava em terras distantes. Quando este chegou, a Virgem já havia sido levada para o Vale do Cedron onde foi sepultada. Ele não se conformou e exigiu que fosse aberto o túmulo de Maria, pois queria ver e beijar, pela última vez, as mãos de sua mãe santíssima. A todos surpreendeu o fato de nada encontrar no sepulcro, apenas um suave perfume de flores e uma melodia celestial.
        Hoje, em Jerusalém, no Monte Sião, podemos encontrar a Igreja da "Dormição", que segundo consta, foi uma área doada para moradia de Nossa Senhora, pelo mesmo dono que emprestou o Cenáculo para a Santa Ceia de Jesus.
        Em 9 de setembro de 1513, o Papa Leão X criou em Santa Maria a Antiga, a primeira diocese do Panamá, e a capela da Virgem foi elevada a catedral. A dúvida de quem era a verdadeira padroeira começou quando a então Cidade do Panamá foi fundada, em 1519. Foi dada a ordem de que os habitantes de La Antígua se mudassem para lá, e todos obedeceram, deixando La Antígua completamente deserta.              
        Em 1524, a diocese de Santa Maria a Antiga se transladou para a recém-fundada Cidade do Panamá, atual capital. 
        Acontece que a população da Cidade do Panamá começou a celebrar anualmente esta mudança com uma missa de ação de graças. Esta celebração acontece no dia 15 de agosto, festa da Assunção. Assim, para alguns, como mudou a diocese, deve-se mudar também a padroeira. Para outros, o fato de celebrarem a festa da Assunção não exclui o fato de que a padroeira do Panamá continuava sendo Santa Maria de La Antígua. Mudou somente a data e o local, mas não a padroeira.
        A questão só foi decidida em 9 de setembro de 2000, Ano Santo Jubilar, que a Conferência Episcopal Panamenha a proclamou padroeira do país e, em 27 de fevereiro de 2001, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos acolheu a solicitação de declará-la oficialmente padroeira do país.
Abaixo destaca-se a cronologia histórica referente a Nossa Senhora a Antiga
A dedicação, as imagens e a devoção a Santa María, antiga 
padroeira da República do Panamá:

1- O adjetivo "velho" ou "velho" vem do latim, "antiquus", o que significa que ele existe há muito tempo. Quando falamos de Santa María la Antigua podemos pensar na primeira definição dogmática feita pela autoridade suprema da Igreja Católica a respeito da Virgem Maria, quando em 431 o Concílio de Éfeso definiu solenemente a maternidade divina de Maria.

2- A história eclesiástica nos garante que em 432 o Papa Sisto III construído em Roma, na Esquilino, a primeira capela dedicada no Ocidente para a Virgem Maria, proclamada no ano anterior como a mãe de Deus. Sua consagração é celebrada todos os anos em 5 de agosto e hoje é conhecida como a Basílica de Santa María la Mayor. 
Ao lado podemos observar a catedral de Nossa Senhora la Antigua, no Panamá.
3 - Um historiador afirma que em 439 foi enviado a Roma, pelos imperadores do Oriente Theodore II e Eudocium, um ícone que era uma cópia daquele venerado em Constantinopla. Acreditava-se que a pintura havia sido pintada por São Lucas. Esta imagem tornou-se o patrono da casa imperial, como foi recebido pelos imperadores ocidentais Licinia Eudocia e Valentiniano III. O ícone da Santíssima Virgem está em Roma, na Basílica de Santa Maria Maggiore.

4- Depois, um templo foi construído perto do fórum romano dedicado a "Santa María Antica". As ruínas deste templo ainda são apreciadas. De Roma, a dedicação passou para a Espanha e existem várias cidades e vilas onde há um templo ou capela dedicada a Santa Maria la Antigua. 

5- A dedicação depois passou para o Novo Mundo trazida pelos conquistadores que antes de embarcar costumavam ir à Catedral de Sevilha para ser confiada à Virgem para empreender a perigosa e longa jornada, já que há uma capela lateral dedicada a Santa María. a antiga. 

6- Embora existam várias representações de Santa María la Antigua, ou as imagens que existem na Espanha, para a Igreja na América, o encontrado na Catedral de Sevilha tem um valor especial.

7- Aqui estão algumas informações sobre esse afresco. 
a- Origem: é um afresco, com um certo estilo bizantino e estava em algum templo na cidade de Sevilha durante a ocupação dos mouros. 
b- Ele é uma tradição que King St. Ferdinand entraram na cidade no disfarce e ela orou antes de pedir a derrota dos mouros ea conquista de Sevilla. 
c- Em 1248 a mesquita fé muçulmana transformado em uma catedral e foi trazido fresco de Nuestra Señora de la Antigua 
d- em 1401 o Capítulo Catedral decidido a reconstruir a danificada significativamente por terremotos em 1356 e 1395. edifício e no Novo, A atual catedral foi respeitada a capela e a imagem de Nossa Senhora Santa Maria la Antigua.

8- A veneração e afeto por esta imagem foi crescendo e a devoção se tornou importante. Muito provavelmente, Cristóvão Colombo orou diante desta imagem e confiou-se à Virgem Maria antes de embarcar em sua aventura em direção às "Índias Orientais". Em seus navios e nos lugares descobertos, ele deixou memórias marianas. Em sua segunda viagem, em memória da Carabela Santa María que havia encalhado, ele nomeou uma ilha o nome de Nossa Senhora de Antígua. Em sua última viagem em 1502, Colombo tocou as costas panamenhas e fundou em 6 de janeiro de 1503 uma cidade na foz do rio Yebra, que ele chamou de Santa María de Belén. A população incipiente durou apenas três meses quando Colombo foi derrotado pelos índios, perdeu um navio e teve que se retirar. O rio agora é chamado de rio Belén, que divide as províncias de Veraguas e Colón.

9- Em 1501 Rodrigo de Bastidas descobre o Istmo do Panamá, acompanhado por Juan De la Cosa e Vasco Núñez de Balboa. 

10- Em 1508 Diego de Nicuesa foi nomeado governador do Istmo atual do Panamá, que vão desde o Golfo de Urabá para além de Cabo Gracias a Dios em Honduras, território chamado Castilla de Oro. Um Alonso de Ojeda foi dado um outro território, de o golfo de Urabá ao sul, a Cabo de la Vela, chamado Nueva Andalucía. 

11- Em 1509 Alonso de Ojeda travou uma forte batalha em Calamary - hoje Cartagena com uma tribo muito feroz onde morreram 70 espanhóis, entre eles Juan de la Cosa. Ojeda conseguiu salvar a si mesmo, o que foi atribuído à proteção da Santíssima Virgem de Antígua, cuja imagem ele sempre carregava consigo.

12- Em 1510 e Martin Fernandez de Enciso Vasco Nuñez de Balboa fundada na cidade de Cacique Cémaco, na margem oeste do Golfo de Urabá, uma cidade, primeiro com o nome de La Guardia e alguns meses mais tarde dar o nome de Santa María la Antigua, em cumprimento da promessa feita à Virgem se saíssem vivos em confronto com os índios. A cabana do cacique Cémaco foi convertida em uma capela em homenagem a Santa María la Antigua. Aqui foi formada uma comunidade cristã composta de convertidos nativos e espanhóis.

13- Em 1513 de 9 de Setembro Papa Leão X cria a primeira empresa a bula Diócesisde Terra "Pastoralis Officii debitum" transformar a capela de Santa Maria la Catedral Antigua. O primeiro bispo foi Fray Juan de Quevedo, um franciscano, nascido em Bejorís (Burgos) que chegou em Santa Maria la Antigua em junho 1514 acompanhado pelo governador Pedro Arias Dávila. Ele morreu em Barcelona em 24 de Dezembro de 1519. 

14- Em 1515 a 20 de julho declara oficialmente Fernando Rey de Santa María la Antigua como uma cidade, dando seu brasão é carimbada onde a efígie de Santa Maria la Antigua.

15- Em 1519, em 15 de agosto Pedro Arias Dávila fundada a primeira cidade na costa do Pacífico, onde já havia uma pequena comunidade indígena com o nome do Panamá (abundância de peixes e borboletas) e ainda mais com o nome oficial Nossa Senhora da Assunção do Panamá. 

16- Em 1520, o papa Leão X, com Bula de 5 de dezembro, nomeou Frei Vicente Peraza como religioso dominicano como II bispo de Santa María la Antigua. 

17- Em 1524, no final de julho, chega o Bispo Peraza e, por ordem do Governador Pediátrico, o rei da Espanha transfere a sede episcopal para a cidade do Panamá. Este bispo morre pouco depois no Panamá e espalhou-se a notícia de que ele havia sido envenenado. 

18- Em 1533 foi nomeado o Bispo do Panamá, Frei Tomás de Berlanga, que iniciou a construção da nova Catedral.

19- Em 1608, o Bispo Agostinho de Carvajal, agostiniano, 13º bispo do Panamá, consagrou esta segunda catedral. Ele fundou o primeiro seminário sob a direção do PP. Agostinianos que tinham seis alunos e foi chamado: "Seminário de San Agustin". 

20- Em 1671, quando Don Sancho Pardo de Figueroa foi o 19º bispo do Panamá, ocorreu a captura do Panamá pelo pirata inglês Henry Morgan e a queima da cidade. Este bispo governou de 1667 a 1671.

21- Em 1673, o XX Bishop Don Antonio De León abençoou a localização da nova cidade em 21 de janeiro e colocou as cruzes no local para a nova Catedral e para o cemitério. A nova Cidade do Panamá é realocado ao lado de "Puerto Ancón", 5 milhas SW das ruínas, como ele havia aconselhado o monge Português Fray Gonzalo de la Madre de Dios em busca de segurança contra possíveis ataques de piratas. Há ato assinado perante o notário Juan Aranda Grimaldo e o novo governador Don Antonio Fernández de Córdoba

22- Em 1673 o Bispo Dom Antonio De Leon começa a construção do terceiro e atual Catedral que foi continuado pelos bispos Mr. Don Lucas Fernandez de Piedrahita, Don Diego Ladron de Guevara, Don Pedro Morcillo e completado com a ajuda de Bishop O panamenho Don Francisco Javier de Luna Victoria e Castro, que de Trujillo enviou fundos. 

23- Em 1751, em 15 de agosto, o primeiro bispo panamenho Dom Francisco Javier de Luna Vitória e Castro, nascido em 2 de dezembro de 1695 e batizado na Igreja de La Merced, iniciou sua missão pastoral. Ele foi transferido para o Bispado de Trujillo, no Peru, onde morreu em 11 de abril de 1777, depois de ter sido recomendado Arcebispo de Chuquisaca, na Bolívia.

24- Em 1796, no dia 4 de abril, a catedral foi consagrada em honra de Santa María la Antigua pelo Bispo Remigio da Santa e Ortega. 

25- A diocese de Santa Maria la Antigua foi um sufragânea da Arquidiocese de Sevilha (Espanha) desde a sua fundação em 1513 até 1548. Em 1548 ele foi sufragânea da Arquidiocese de Lima (Peru) por ordem do Papa Paulo III. Em 1836, o Papa Gregório XVI tornou sufragânea da Arquidiocese de Bogotá (Colômbia). Em 1901, o Papa Leão XIII fez sufragânea da Arquidiocese de Cartagena (Colômbia). 

26- Em 1903, quando o Panamá se separou da Colômbia foi bispo monsenhor Javier SJ Junguito 

27 Em 1912, foi nomeado bispo de Panamá monsenhor Guillermo Rojas Arrieta, CM e em 1925 foi criado o arcebispo do Panamá.

28- Em 29 de Novembro 1925, a diocese do Panamá foi elevada a Arquidiocese pelo Papa Pio XI, quando ele criou o Vicariato Apostólico de Darién, que incluía as províncias de Colon, Darien. o Distrito de San Blas ou Kuna Yala e o Arquipélago de Las Perlas no Pacífico. Sua sede foi a cidade de Columbus e o primeiro Vigário Apostólico foi o claretiano bispo Juan José Maiztegui, CMF até 1933, quando foi nomeado Arcebispo do Panamá sobre a segunda.

29- Em 1955 a 6 de Março, a Arquidiocese do Panamá foi fundada em Metropolitan por Sua Santidade o Papa Pio XII quando ele criou a Diocese de David, primeiros diocese sufragânea da Arquidiocese do Panamá, seu primeiro bispo Dom Tomas Alberto Clavel Mendez, nascido em Cañazas, Província de Veraguas, que foi secretário do Arcebispo Francisco Beckman e pároco de San Miguel no bairro de Calidonia. Em 1963, em 30 de outubro, o monsenhor Francisco Beckman, CM, morreu em Roma durante o Concílio Ecumênico Vaticano II. SER Marcos G. MacGrath, que era bispo auxiliar, estava encarregado da Arquidiocese como Capítulo Vigário.

30- Em 1964, no mês de abril, assumiu o cargo de terceiro arcebispo do Panamá, monsenhor Tomás Alberto Clavel Méndez, e nomeado seu secretário particular Pbro. José Dimas Cedeño, responsável pela Igreja de Santa Teresita, no bairro de Marañón. 

31-Em 1965, o arcebispo Clavel fundou a Universidade Santa María la Cátolica, nomeando reitor do Rev. Benjamín Ayechu, agostiniano recoleto. Foi a primeira vez que o nome de Santa María La Antigua foi dado a uma instituição da Igreja. O monsenhor Tomás Clavel demitiu-se da Arquidiocese em dezembro de 1968 e realizou um importante trabalho pastoral com hispânicos na Califórnia. Ele era temporariamente o pastor de Chero. Ele retornou à Califórnia, onde morreu em 13 de outubro de 1988. Seu corpo foi enterrado em 21 de outubro na Catedral do Panamá.

32 - Em 1998, no dia 9 de setembro, celebrou-se pela primeira vez no século XX e com grande solenidade a festa de Santa Maria la Antigua e a fundação da Igreja do Panamá. Com vários Bispos do País, numerosos clérigos e fiéis, foi feita uma procissão do Templo de la Merced até a Catedral. Uma imagem vestida de estilo colonial de Santa María La Antigua foi abençoada, doada pela Sra. Lolitín Paredes de Boyd, primeira presidente da Federação Nacional das Mulheres Católicas. Por razões óbvias, o ícone ou a estátua da primeira Catedral de Santa Maria la Antigua não nos alcançou.

33-Em 1998, depois da Páscoa, uma bela pintura de Santa María la Antigua, pintada na Colômbia e doada por Pablo Chávez, foi colocada na parte superior do retábulo da Catedral do Panamá. As características da Virgem nesta pintura nos ajudam a pensar sobre o rosto de uma mulher panamenha. As ruínas da cidade de Santa María la Antigua estão na vizinha República da Colômbia e uma pequena capela dedicada a Santa Maria la Antigua foi construída em memória do primeiro Templo erigido na América continental em homenagem à Santíssima Virgem Maria.

34 - Em 9 de setembro de 1999, o arcebispo José Dimas Cedeño proclamou Santa María como padroeira da arquidiocese do Panamá. Este ato foi ratificado pela Santa Sé através de um documento assinado pelo Cardeal Arturo Medina, Prefeito da Congregação para o Culto Divino em 20 de dezembro do mesmo ano.
35- No ano do Jubileu 2000 em 9 de Setembro na presença do arcebispo de Sevilha, cardeal Carlos Amigo Vallejos hoje OFM, Presidente do Secretariado da Central Episcopado Bispo americano Raul Corriveau, Bispo de Choluteca (Honduras) e todos os bispos Em uma celebração maciça no Ginásio de Roberto Durán, a Conferência Episcopal do Panamá proclamou Santa María como a antiga padroeira da República do Panamá. e a consagração da nação ao Imaculado Coração de Maria foi reiterada. 

36- A Santa Sé ratificou o patrocínio de Santa Maria la Antigua em 27 de Fevereiro de 2001 e fixou seu dia de festa em 9 de Setembro de cada ano, com o posto de solenidade e massa própria para o país inteiro.

37-Atualmente existem duas paróquias na República do Panamá e um seminário maior chamado Santa María la Antigua. Vale a pena notar que várias pessoas, senhoras e senhores, têm o nome de Antígua, o que garante que a devoção a Santa Maria la Antigua está latente na Igreja do Panamá desde a sua criação.

Panamá terá maior imagem de Nossa Senhora do mundo
        O presidente do Panamá Ricardo Martinelli anunciou, em um ato público realizado na capital panamenha, que fará construir uma Imagem de Santa Maria la Antigua, Padroeira do Panamá, que deverá ser a maior do mundo.
        Será mais alta que qualquer outra até agora existente; será maior até que que a Estatua da Liberdade, anunciou hoje o presidente.
        Martinelli não indicou o início da construção do monumento, mas o governante adiantou que a gigantesca imagem será levantada em frente ao passeio marítimo da capital e que o projeto se enquadra nas comemorações de 2013 que celebrarão os 500 anos do descobrimento do Mar do Sul e da criação da primeira Diocese em solo americano.
         O Presidente revelou que a figura da padroeira do Panamá terá o mesmo tamanho da atual torre BBVA, uma construção de 100 metros de altura que foi edificada em 1979, na avenida Balboa, em frente à Bahía de Panamá, y que até 1996 foi a mais alta da cidade.
        A imagem da Virgem será “um ícone da cidade” e será erigida com o apoio do Estado e de empresas privadas.

ORAÇÃO
Ó querida, 
padroeira do Panamá, 
que desde o início 
da colonização da América 
acompanhastes vossos diletos filhos, 
intercedei por nós 
junto ao vosso Filho. 
Dai-nos sempre amparo, 
luz e segurança. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário