Este título origina-se na Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria. "Alegre-se, ó cheia de graça! O Senhor está com você" (Lucas: 1,28). Assim começa o "anuncio", do arcanjo Gabriel a Maria. Ela foi agraciada por Deus, escolhida e preparada para ser a Mãe do Salvador.
São Gabriel Arcanjo anuncia que ela dará à luz o Filho de Deus para a Salvação do Mundo.
Este momento marca o início de nossa Redenção com o "SIM" de Maria. O enfoque central do culto a Nossa Senhora da Anunciação supera a devoção à Santíssima Virgem e nos remete a Cristo, a Deus que se fez carne.
No momento em que Maria disse: "Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas: 1,38), teve início uma nova história para toda a humanidade. Este foi o marco que dividiu a humanidade em antes e depois.
Maria, com sua atitude agiu como nossa co-redentora, e tornou-se a mais humilde e gloriosa de todas as criaturas de Deus. Com o SIM de Maria nasceu o título de Nossa Senhora da Anunciação, cuja festa é celebrada dia 25 de março, nove meses antes do nascimento de Cristo.
O SIM de Maria é como um selo que define a Aliança do povo (hebreu e cristão) com Deus, por isso marca o início da nova Aliança. Da anunciação também, se origina a devoção a Maria, Mãe de Deus. O evangelho de Lucas desenvolve, no capítulo primeiro, o tema da Anunciação.
ORAÇÃO
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada,
ó Maria!
Crestes na mensagem divina
e em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na Encarnação do Filho de Deus
no vosso seio virginal
e vos tornaste Mãe de Deus.
Raiou, então, dia mais feliz da história da humanidade
e Jesus veio habitar entre nós.
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem,
por isso, ó Mãe,
alcançai-nos a graça de uma fé viva,
forte e atuante,
que nos santifica cada dia mais.
Que possamos comunicar com a nossa vida
a mensagem de Jesus
que é o caminho, a Verdade
e a Vida da humanidade.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário