O povo da Guatemala com sua história de guerras e vulcões tem recorrido desde o início de sua colonização aos favores de sua virgem protetora, Nossa Senhora do Rosário.

Na idade Média, os vassalos ofereciam coroas de flores aos soberanos em sinal de submissão. Os cristãos adotaram esse costume para homenagear Maria, oferecendo-lhe a tríplice coroa de rosas que recorda suas alegrias, dores e glórias ao lado de seu Filho Jesus. Hoje se acrescenta a coroa das "luzes", velas acesas como costume em Fátima por ocasião de suas celebrações.
No início do século XIII surgiu na França uma heresia dirigida por dois senhores feudais da região de Albi que desejavam impor as suas ideias por meio das armas. Os albigenses, como eram chamados seus sectários, queimaram as igrejas, profanaram as imagens dos santos e perseguiram os católicos espalhando o terror no sul da França.

O fundador da Ordem, São Domingos de Gusmão, passava horas de suas noites diante do sacrário implorando a ajuda de Deus para combater as heresias que grassavam por toda a Europa.Certo dia, enquanto rezava em sua cela, apareceu-lhe a Virgem Maria sobre uma nuvem luminosa e ensinou-lhe um método de oração garantindo-lhe que daria resultados maravilhosos. Assim surgiu a devoção ao Rosário, composto sob a orientação da Rainha do Céu e que pouco tempo trouxe de volta ao seio da Igreja inúmeros pecadores.
São Domingos, a fim de perpetuar o esforço missionário que começara com tão férteis resultados, fundou a Ordem dos Irmãos Pregadores ou Dominicanos, com a missão de propagar a devoção do saltério de Nossa Senhora, que logo se estendeu por diversos países da Europa.

Nos últimos trinta anos, porém, o culto público à mãe de Deus encontrou dificuldades na Guatemala, por causa da ditadura militar que tomou o poder no país. Muitos cristãos sofreram perseguições e mortes, igrejas foram fechadas e milhares de católicos foram massacrados.
A partir de 1995, graças ao fervor das orações daquele povo sofrido, sinais de esperança começaram a surgir, e em 1996, em sua visita ao país, o papa da paz, são João Paulo lI, disse à nação: "Este é um momento de graça para os guatemaltecos, surge no horizonte um sinal de alegria com a assinatura de acordos que porão fim à sua recente história de guerra e de violência" .

A Imagem de Nossa Senhora do Rosário da Guatemala, imagem ao lado, foi elaborada em 1592, a pedido do sacerdote dominicano Frei López de Montoya. A representação da Virgem foi criada totalmente em prata pura e revestida com vestes trabalhadas, as quais podemos ver hoje no Altar Mor do Templo de Santo Domingo.
A Imagem se caracteriza pelo seu belo rosto. Ela carrega um grande rosário na mão direita, segurando o Menino Jesus com a esquerda, que, segundo a tradição, Ele dormia tranquilamente até chegar a Guatemala.
Nossa Senhora do Rosário foi proclamada em 1833 "Rainha da Guatemala" e coroada canonicamente no dia 28 de janeiro de 1934, sob o pontificado do Papa Pio XI.
Abaixo está a foto da basílica menor de Nossa Senhora do Rosário localizada na Guatemala.
ORAÇÃO:
Nossa Senhora do Rosário
dai a todos os cristãos, a graça de compreender
na qual, à recitação da Ave-Maria
se junta a profunda meditação dos santos mistérios
da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus,
vosso Filho e nosso Redentor.
São Domingos, apóstolo do Rosário,
acompanhai-nos com a vossa benção,
na recitação do terço,
para que por meio desta devoção a Maria,
cheguemos mais depressa a Jesus,
e como na batalha de Lepanto,
Nossa Senhora nos leve à vitória
em todas as lutas da vida;
por seu Filho, Jesus Cristo,
na unidade do Pai e do Espírito Santo.
Assim seja!
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário