A devoção a Nossa Senhora dos Milagres provém de uma antiquíssima tradição da cidade francesa de Mauriac que fica situada ao pé de uma colina vulcânica.
A cidade foi fundada por São Mário, seu padroeiro. Santa Teodechilde, após várias visões da Virgem, mandou construir nesse local, uma capela, onde um círio deveria ficar perpetuamente aceso, ao lado da imagem de Maria. Mais tarde, construiu um mosteiro ao lado do templo e doou seus bens aos monges, com a condição de que eles cuidassem do santuário. Inúmeros milagres ocorreram por intercessão da Virgem, cuja imagem venerada é a mesma que foi doada a santa Teodechilde por seu pai, na Idade Média.
Em 1050 os restos de São Mário foram enterrados nessa capela, onde são conservadas, como preciosidades, algumas relíquias do santo.
A festa de Nossa Senhora dos Milagres em 9 de maio, com um ofício litúrgico próprio, dá um carater particular e distingue-a de outras peregrinações da Alta Auvergne.
A peregrinação oficial passou a ser realizada no domingo que segue o dia 9 de maio, mas outras peregrinações particulares são realizadas no decorrer do ano.
No Brasil existem paróquias dedicadas a Nossa Senhora dos Milagres em Goiana (PE), cuja igreja foi construída no início do século XVIII, em Olinda à beira-mar, em Brejo da Cruz (PB), no Morro do Chapéu (BA), em Milagres (CE) e em Monte Santo de Minas (MG).
SÃO MÁRIO SANTA TEODECHILDES
ORAÇÃO
Vossa poderosa intercessão junto a Deus
nos propicia inúmeros milagres,
sinais sensíveis do amor de Deus à humanidade.
Nossa Senhora dos Milagres,
intercedei hoje especialmente por esta graça... (fazer o pedido).
Em gratidão por vosso auxílio e proteção,
rendo-vos eternos louvores. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário