quarta-feira, 1 de agosto de 2018

25- NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA, 15 DE AGOSTO

        Segundo a tradição, a imagem de Nossa Senhora da Candelária foi encontrada sobre uma rocha, numa gruta em Chimisay, ilha de Tenerife, no século 14, antes da chegada dos espanhóis, por dois pastores que guardavam seus animais perto de uma caverna. Observaram, certo dia que o gado recusava entrar nela apesar de todos os seus esforços. Entraram então os dois pastores na caverna e depararam com uma imagem de Nossa Senhora (a quem ainda não conheciam). Reconhecendo haver ali algo de incompreensível para eles, foram logo dar a notícia a outras pessoas do lugar.
        Acudindo o povo à gruta na companhia do próprio rei, viram todos, entre outras maravilhas, numerosas candeias (velas) sustentadas por seres invisíveis, os quais, com seus cânticos, ensinavam ao povo a maneira de louvar e render culto a Deus e à Virgem Maria. 
        Embora todas essas coisas fossem cheias de mistérios para aqueles pagãos, Nossa Senhora preparava interiormente seus corações; com tais meios, apesar de viverem nas trevas da ignorância religiosa, começaram a honrar aquela que amavam sem conhecer, até que um cristão espanhol casualmente aí desembarcou no fim do século XV e explicou-lhes o mistério.
Pouco tempo depois foram as ilhas conquistadas pelos espanhóis, e, quando chegaram os padres da  Companhia de Jesus, não tiveram trabalho para converter aquele povo tão devoto de Maria.
        Por causa das candeias que os anjos sustinham ao redor da imagem, deram à Virgem Santíssima o título de "Candelária". 
        A imagem de Nossa Senhora da Candelária tornou-se célebre por causa de seus milagres. 
     Um santuário foi erguido em 1672, na Ilha, em honra de Nossa Senhora da Candelária.
A imagem original foi perdida no ano de 1826, depois de uma inundação no santuário. Mas logo o povo construiu outra igreja e uma nova imagem foi esculpida, igual à original, que tem o Menino no braço direito e uma candeia na mão esquerda. Em 1867, a pedido do bispo das Canárias, Lluch y Garrida, o papa Pio IX declarou Nossa  Senhora da Candelária como padroeira de todo o arquipélago, mas a coroação da Virgem, aconteceu somente no ano de 1889.
       No século XIX foram iniciadas as obras do atual santuário, que só terminaram por volta de 1930.
     No estado de São Paulo, região da Sé, no páteo do Colégio encontra-se a igreja de São José de Anchieta. No oratório, dentro da igreja estão duas relíquias significativas de São José de Anchieta: parte de um fêmur do jesuíta, e o manto largamente utilizado em suas incessantes jornadas catequéticas. Ainda no oratório, encontra-se uma cópia da certidão de batismo de Anchieta e uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira das Ilhas Canárias, local de nascimento do Santo.

ORAÇÃO:
Ó doce Virgem Maria,
verdadeira guardiã da luz do mundo,
vós que iluminais nosso destino
com a graça de vossa onipotência suplicante,
que sois a candeia de amor
cujo fogo brota do Coração Divino de Jesus.
Ó Nossa Senhora da Candelária, atendei a nossa súplica
concedendo-nos o favor da vossa maternal ajuda,
pela fortaleza da nossa fé e o bálsamo da confiança,
a fim de que possamos um dia gozar convosco
as alegrias do céu. Assim seja.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário