sábado, 24 de novembro de 2018

44-NOSSA SENHORA DA PAZ (PADROEIRA DE EL SALVADOR), DIA 9 DE JULHO


      A devoção a Nossa Senhora da Paz nasceu na cidade de Toledo, Espanha, no século XI. Durante a invasão dos mouros à Espanha, eles tomaram na cidade um templo dedicado a Nossa Senhora, transformando-o em mesquita. Quando os espanhóis retomaram Toledo, o rei da Espanha fez um acordo pelo qual garantiu que a mesquita continuaria a existir como templo muçulmano. A população, na sua maioria cristã, liderada pela rainha e pelo arcebispo saiu às ruas vestida de luto para protestar contra a decisão do rei.
        Indignado com a desobediência dos súditos à sua decisão, Afonso VI prometeu punir os responsáveis pela revolta. Vendo a fúria com que o rei partiria para a vingança contra sua esposa e o religioso, a população ajoelhou-se para pedir à Virgem Santíssima que abrandasse o coração do rei. Os mouros, receosos da atitude que o povo teria para com eles, pediram ao monarca que os perdoasse. Afonso VI acatou o pedido dos mouros e perdoou a rainha e o arcebispo. Numa procissão triunfante, a Virgem voltou para seu templo e instaurou a paz na cidade. A partir desta data ela foi venerada como Nossa Senhora da Paz.
        Existe uma outra versão para a devoção a Nossa Senhora da Paz, padroeira de El Salvador. As duas imagens se assemelham, estando a diferença entre elas, na planta que seguram com a mão direita. No caso de Nossa Senhora da Paz, vemos em sua mão um ramo de oliveira, símbolo da Paz. A padroeira do país centro-americano traz em sua mão uma palma de ouro, lembrando a proteção da Virgem, quando um vulcão entrou em erupção e suas lavas foram desviadas da cidade pela intercessão de Nossa Senhora.
        A história da padroeira de El Salvador, conta também que no ano de 1682, a cidade erar era assolada por uma violenta guerra fratricida. Foi naqueles dias que alguns mercadores, passando pelas praias do Mar do Sul, encontraram uma grande caixa de madeira e ficaram muito intrigados. Tentaram abri-Ia mas foi em vão. Resolveram então levá-Ia ao centro da cidade para as autoridades, pois julgaram tratar-se de algum tesouro à deriva depois de um assalto pirata.
        Com muito custo, pois a caixa era muito pesada, chegaram à pequena Vila de São Miguel, e eis que, em frente à igreja paroquial, o burrico que carregava a preciosa carga empacou. Acharam melhor abrir ali mesmo a caixa. Qual não foi a surpresa de todos ao encontrar a linda imagem da Virgem, em tamanho natural, vestida de rainha, com o Menino Jesus em seu braço esquerdo.
        A notícia do encontro da imagem correu rápido por todos os cantos do país, chegando até aos campos de batalha.
        E o primeiro prodígio aconteceu. Soldados e civis, tocados pela doce ternura da Virgem, depuseram as armas e a paz reinou em todo o país. Passaram então a chamá-la Nossa Senhora da Paz. E ficaram no ar sem respostas as dúvidas a seu respeito: Para onde estaria indo a imagem da Virgem da Paz? Teria seu navio sido vítima de um naufrágio? Por que o burrico empacou justamente diante da igreja, na praça principal?
        O certo é que ali mesmo construíram o primeiro altar a Nossa Senhora da Paz, de onde manifestaram-se muitos favores e bênçãos ao povo salvadorenho. Guerras são evitadas, tremores de terra, tempestades, vulcões são neutralizados sempre com a intercessão da querida Virgem da Paz. 
Em 23 de novembro de 1966 ela foi proclamada Padroeira de EI Salvador, pelo Papa Paulo VI. Sua festa oficial acontece no dia 9 de julho.

ORAÇÃO:
Ó Senhora Mãe de Jesus e da Paz, 
intercessora junto ao Pai. 
Aqui estamos na tua presença 
com nosso coração apertado 
pelos sofrimentos do dia a dia, 
pelas injustiças sociais, 
pelo desamor, 
egoísmo, opressão, desemprego, 
falta de saúde, 
desunião conjugal e familiar, 
maldades, invejas, 
que nos afastam da verdadeira paz. 
Nossa Senhora da Paz, 
volva para nós o teu olhar amoroso 
de Mãe piedosa, 
da mesma forma que dirigiste ao teu Filho 
no caminho do Calvário 
e transmite-nos a paz 
para que sejamos cada vez mais 
semelhantes ao teu Filho Jesus. 
Que saibamos trabalhar 
pelo seu Reino de amor e justiça, 
semeando a união e a paz 
entre os irmãos e irmãs, 
com  teu Coração aberto 
atento e acolhedor, 
acolha neste momento as nossas súplicas. 
Nossa Senhora da Paz, 
rogai por nós e dai-nos a vossa Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário