sexta-feira, 24 de agosto de 2018

29-NOSSA SENHORA DE GUADALUPE (PADROEIRA DO MÉXICO E DA AMÉRICA LATINA), 12 DE DEZEMBRO


  
        O autor desse blog tem grande apreço a Virgem de Guadalupe. "A imagem de Guadalupe parece ter o que chamamos de dom de línguas, isto é, Ela fala a cada um em seu próprio idioma, aos cientistas fala pela ciência, aos historiadores Ela fala pela história, aos antropólogos pela antropologia, e ao longo da história, podemos imaginar que nas aparições do século XVI ela tenha falado aos índios através desta imagem que para eles era um códice, para os índios a imagem era um modo de se comunicar, e eles leram nesta imagem uma série de mensagens, uma mensagem de amor" (trecho do documentário de Nossa Senhora de Guadalupe, no vídeo abaixo).
        A devoção a Nossa Senhora no México é embalada por uma belíssima história de aparição.
        No início do século XVI, na madrugada do dia 9 de dezembro de 1531, o índio recém batizado, Juan Diego, quando se dirigia à capela para assistir à missa, passando pela colina de Tepeyac, ouviu uma suave melodia.
        Olhando para o lado, viu sobre uma nuvem branca uma linda senhora que resplandecia de luz, tendo ao seu redor um brilhante arco-íris. Surpreso, ouviu-a chamá-lo pelo nome e dizer-lhe que era a verdadeira Mãe de Deus.
        Incumbiu o índio de dizer ao bispo do local, Dom Juan de Zumárraga, que construísse naquele local um templo para sua veneração.
        Dom Juan de Zumárraga, não acreditou na história do índio e lhe pediu um sinal da Virgem Maria.
       De volta, Juan Diego desanimado pediu à Senhora com toda a humildade que escolhesse outro mensageiro mais importante.
        Nossa Senhora respondeu-lhe, porém, que não faltariam pessoas de projeção social que tivessem prazer de serví-la, mas ele fora o escolhido. Como o bispo houvesse exigido uma prova concreta, a Mãe de Deus recomendou a Diego que voltasse no dia seguinte, quando receberia o sinal desejado.
        Juan Diego, entretanto, voltando para casa, encontrou seu tio e pai de criação gravemente enfermo, razão pela qual na manhã seguinte saiu à procura der um padre para administra-lhe os últimos sacramentos, desviando-se então da colina onde lhe aparecera a Virgem Santíssima.
        Seguia apressado por um atalho, quando ouviu uma voz que lhe perguntou: "Aonde vais?" O índio, envergonhado, desculpou-se, mas a Mãe Boníssima replicou-lhe que não se preocupasse com a doença do tio, pois ele estava curado.                 Vendo que o índio se tranquilizara, a celestial Senhora ordenou-lhe que subisse ao cume do outeiro e colhesse todas as rosas que pudesse, recolhendo-as em sua capa, mas não as mostrando a ninguém, a não ser ao bispo.
        Naquela época do ano, a colina era coberta de neve, o que seria impossível a germinação de rosas, sendo esse um dos milagres da história da Virgem de Guadalupe.
        Chegando ao palácio episcopal, o humilde silvícola desdobrou seu manto perante o prelado que viu a imagem da Virgem Maria pintada na capa, de onde caíam rosas. Embaixo das flores, bordada no manto do índio, aparece a figura da Virgem de Guadalupe.   
        Admiradíssimo com o prodígio das rosas frescas e balsâmicas em pleno inverno, e emocionado ao contemplar a maravilhosa imagem, o bispo caiu de joelhos e beijou piedosamente a fímbria daquele tosco pano de pita trançada.
        Em seguida, retirando a capa do índio, levou-a ao seu oratório e pediu a Diego para lhe mostrar o local da aparição.
        Dom Juan teve a confirmação que tinha pedido e, seguindo as instruções de Nossa Senhora, providenciou a construção da Igreja em sua honra, que até hoje é venerada sob o título de Nossa Senhora de Guadalupe.
        Ao voltar para casa, o feliz neófito encontrou seu tio completamente curado, o qual lhe disse ter sido visitado por uma Senhora de beleza jamais vista que lhe falara com carinho e dissera desejar ser chamada "Tequathanouph", isto é, "que teve origem no cume de pedreira". Esta palavra, moldada à língua espanhola, transformou-se em Guadalupe.
        O retrato de Santa Maria de Guadalupe, na imagem ao lado, que até hoje se conserva no Santuário no México, foi feito sobre áspero tecido de fibras de pita. Todos os artistas que o examinaram exaltam a harmonia de linhas e a beleza do colorido, que não conseguem imitar.
        Representa Nossa Senhora de tez morena, com olhos claros e muito límpidos, vestida à moda das mulheres da Palestina, inclusive a forma de coifa com que o manto lhe cobre a cabeça, hábito que se conserva ainda hoje naquela região. 
        O manto de Juan Diego mantém-se perfeitamente conservado até nossos dias, apesar de se terem passado 470 anos, e o impressionante é que a média de duração do tecido usado por Juan Diego é de cerca de 20 anos. Podemos encontrá-lo no Santuário, onde é objeto de devoção e de profundo respeito por parte do povo fiel. O tecido, levado para uma capela, não sofreu o desgaste natural do tempo, e o mais impressionante é que em sua história, foi derramado ácido sobre ele e a mancha está desaparecendo gradativamente. O ácido não corroeu o tecido e o dano que causou está desaparecendo. Somente no século XX o tecido foi conservado em uma proteção de vidro, como está até hoje.
        O material e a técnica utilizados na confecção do quadro permanecem um mistério.
   A curiosidade maior são os olhos da Virgem nos quais, após estudos científicos, foi possível revelar-se a imagem de um homem de 50 anos, Juan Diego, e de um grupo de pessoas em oração. Nossa Senhora de Guadalupe é por isso lembrada para cura de doenças dos olhos.
        Muitos estudiosos analisaram a pintura original, hoje entronizada no santuário, na colina de Tepeyac, ao lado podemos ver o Santuário construído em honra a Virgem de Guadalupe, "La Morenita" como a chamam carinhosamente os mexicanos, aos quais tem a ela um grande apreço devocional como verdadeira Mãe.
        Professores de Universidades e pintores famosos, de renome internacional, declararam sob juramento que em algumas partes a pintura de Tepeyac parece a óleo e em outras a aquarela, porém não é uma nem outra. Nenhum tecido pode ser preparado ao mesmo tempo para as duas qualidades de tinta e aquele não possui qualquer preparo. As partes em dourado parecem ter o pigmento das mariposas, mas diferem porque o dourado não é superficial, mas está no âmago da fibra. O retrato da Virgem de Guadalupe foi, pois, enquadrado na classe das imagens aquiropitas, isto é, não pintadas por mãos humanas.
        No documentário abaixo, que a propósito é um dos melhores já feitos sobre a Virgem de Guadalupe, é narrada, além da história de Nossa Senhora, os estudos realizados que atestam a veracidade da história.
        De Portugal, para onde foi levada por dois lusitanos que estiveram no México, a devoção de Nossa Senhora de Tepeyac veio para a Terra de Santa Cruz com os primeiros colonizadores. Os pardos e os mestiços tomaram logo a Virgem Morena por Padroeira, erigindo-lhe templos na Bahia e em Olinda.
        Do México sua devoção foi levada a vários países da Europa e de toda a América Latina, quando em 1945, o Papa Pio XII, a declarou padroeira de toda a América.
Todo o registro histórico foi realizado em um famoso documento "Nican Mopohua" (Aqui se conta) de 1649, sendo esse o mais antigo registro do acontecimento e tendo a maior proximidade dos fatos de 1531, que você pode ler ou baixar em pdf nesse link.
        No vídeo abaixo é possível ouvir a música encontrada com a posição das estrelas, encontrado no manto de São Juan Diego:

ORAÇÃO DE SÃO JOÃO PAULO II A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE 

Oh, Virgem Imaculada, 
Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja!
Tu, que desse lugar 
manifestas tua clemência e tua compaixão 
a todos que solicitam teu amparo; 
escuta a oração que com filial confiança te dirigimos 
e a apresente a teu Filho Jesus, nosso único Redentor. 
Mãe de Misericórdia, 
Mestra do sacrifício escondido e silencioso, 
a ti, que vens ao encontro de nós pecadores, 
te consagramos neste dia todo nosso ser e todo nosso amor. 
Consagramos-te também nossa vida, 
nossos trabalhos, nossas alegrias, 
nossas enfermidades e nossas dores. 
Concede a paz, a justiça e a prosperidade a nossos povos. 
Tudo o que temos e somos colocamos sob teus cuidados, 
Senhora e Mãe nossa. 
Queremos ser totalmente teus 
e percorrer contigo o caminho de plena fidelidade 
a Jesus Cristo em sua Igreja. 
Não nos soltes de tua mão amorosa. 
Virgem de Guadalupe, 
Mãe das Américas, 
te pedimos por todos os bispos, 
para que conduzam os fiéis por caminhos de intensa vida cristã, 
de amor e de humilde serviço a Deus e às almas. 
Contempla esta imensa messe, 
e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade 
em todo o Povo de Deus, 
e envie abundantes vocações sacerdotais e religiosas, 
fortes na fé e zelosos dispensadoras dos mistérios de Deus. 
Concede aos nossos lares 
a graça de amar e respeitar a vida que começa, 
com o mesmo amor com que concebeste em teu seio 
a vida do Filho de Deus. 
Virgem Santa Maria, 
Mãe do Formoso Amor, 
protege nossas famílias, 
para que estejam sempre muito unidas, 
e abençoe a educação de nossos filhos. 
Esperança nossa, 
lança-nos um olhar compassivo 
ensina-nos a procurar continuamente a Jesus 
e, se cairmos, ajuda-nos a nos levantar, 
a nos voltarmos a Ele, 
mediante a confissão de nossas culpas e pecados 
no sacramento da Penitência, 
que traz serenidade à nossa alma. 
Nós te suplicamos 
para que nos concedas um grande amor 
a todos os santos Sacramentos, 
que são as pegadas de teu Filho na terra. 
Assim, Mãe Santíssima, 
com a paz de Deus na consciência, 
com nossos corações livres do mal e do ódio 
poderemos levar a todos a verdadeira alegria 
e a verdadeira paz, 
que vem de teu Filho, 
nosso Senhor Jesus Cristo, 
que com Deus Pai e com o Espírito Santo 
vive e reina pelos séculos dos séculos. 
Amém.

Sua Santidade o papa João Paulo II México, janeiro de 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário