sábado, 15 de setembro de 2018

35-NOSSA SENHORA DE CHIQUINQUIRÁ (PADROEIRA DA COLÔMBIA), 9 DE JULHO


        Chiquinquirá é uma pequena cidade situada às margens do rio Suárez, na Colômbia. É também conhecida como capital da província do ocidente e capital religiosa da nação. Seu nome, na língua dos índios chibcha, significa "povo sacerdotal". 
        "A Colômbia é um jardim mariano, em cujos santuários domina, como o sol entre as estrelas, Nossa Senhora de Chiquinquirá", são palavras de Pio XII depois repetidas por são João Paulo II em julho de 1986, por ocasião do quarto centenário da restauração miraculosa do quadro da Virgem.
        Podemos observar ao lado a imagem original de Nossa Senhora de Chiquinquirá.
       No século XVI, os missionários dominicanos chegaram na Colômbia, portando a imagem de Nossa Senhora para converter os indígenas ao catolicismo.
        Um dos colonizadores foi Antônio de Santana (não é o santo brasileiro), era um homem muito rico, designado como administrador das aldeias de Sutmarchán e Chiquinquirá. Devoto da Virgem do Rosário ele pediu ao padre dominicano, André Jadraque, que providenciasse uma imagem dessa invocação para colocar na capela erguida em Sutmarchán. Como de costume, construiu uma casa em Suta para acolher a família e servir como base para administrar as terras. Aí também construiu uma capela, na qual pôs uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. A encomenda foi passada ao pintor Alonso de Narváez, radicado na região. Ao lado de Maria estavam pintados santo André e santo Antônio de Pádua. 
        Esse quadro, medindo l,13x26, foi feito sobre uma tela rústica tecida pelos índios.
        Depois de doze anos exposto à veneração popular, essa obra de arte apresentou sinais de deterioração e foi retirada do altar. A manta de algodão na qual foi feita a pintura se deteriorou e rasgou. A imagem ficou quase completamente apagada.
        Em 1577, Dom Antonio faleceu e a viúva Dona Joana, se retirou para aquela propriedade. Na arrumação da chegada, o quadro do Virgem do Rosário foi colocado num canto da capela e lá ficou esquecido.
        Maria Ramos, uma devota, encontrando-o entre velharias de um depósito, recolheu o quadro e colocou-o num pequeno altar em sua casa. Diante desse altar, toda tarde rezava com parentes e amigos.
        Conta-se que no dia 26 de dezembro de 1586, numa sexta-feira, Maria Ramos se preparava para sair da capela, quando uma índia cristã despertou sua atenção para a imagem, que aparecia cercada de brilhantes resplendores.a tela se iluminou, as cores se reavivaram e a imagem reapareceu límpida e bela deixando atônitas as pessoas que ali rezavam.
        Maria Ramos prestou atenção à ocorrência e foi grande seu assombro ao se dar conta da grande transformação que se dera na pintura, cujas cores, antes tão manchadas, agora apareciam vivas e claras, tão fortemente que resplandeciam por toda a capela. Maria Ramos e a índia começaram a clamar jubilosas até que chega Juana de Santana.
        Ao lado vemos a o interior da basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá.
        As três mulheres se ajoelharam e louvaram a Deus por tão grande maravilha. E o prodígio se espalhou, tendo início os milagres.
        A notícia do prodígio espalhou-se. Logo iniciaram-se as grandes peregrinações. Foi construída no local uma pequena capela que em 1608 tornou-se uma bela igreja e, em 1812, cedeu lugar à atual basílica.

        A pequena cidade colombiana de Chiquinquirá, às margens do rio Suárez, é testemunha de inumeráveis favores de Maria ao povo colombiano. Várias vezes durante o primeiro século de independência, quando o país foi vítima de lutas sanguinárias, a intervenção da Virgem foi decisiva. Em 1816, proclamada Capitã do exército, a imagem foi levada ao campo de batalha. No dia da vitória
ela recebeu, como ex-voto, a espada gloriosa do "libertador" Simon Bolívar.
Na Colômbia a imagem repousa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (imagem aio lado), onde milhares de peregrinos, não só no dia de sua festa em 9 de julho, mas a cada domingo, quando missas e procissões são realizadas. Em 3 de julho de 1986 o Papa João Paulo II visitou o santuário e rezou pela paz na Colômbia aos pés da Virgem Maria. Em 9 de julho de 1999, a última tela visitou a cidade de Bogotá para presidir a oração pela paz. É conhecido pelo nome da cidade de Chiquinquirá, onde o primeiro dos seus eventos miraculosos teve lugar, e em que a tela original repousa.
        Uma imagem da Virgem de Chiquinquirá de Venezuela repousa na Basílica de Maracaibo.               Nesta cidade, a cada ano, 18 de novembro é comemorado a tradicional "Feria de La Chinita" e missas e procissões em honra da Virgem.
        O papa Pio VII a declarou Nossa Senhora de Chiquinquirá padroeira da Colômbia em 1829, para ser celebrada no dia 09 de julho. Mas o povo a homenageia também em 26 de dezembro, data do primeiro milagre do quadro. 

        A coroação canônica ocorreu em 1919. Além da Colômbia, Nossa Senhora de Chiquinquirá é padroeira do Estado de Zulia, na Venezuela, e da cidade de Caraz, no departamento de Ancash, no Peru.

        A imagem foi canonicamente coroada em 1919.
        Em 18 de novembro de 1794, se repetiu o milagre da renovação da imagem dessa invocação, desta vez pintada em madeira, na cidade de Maracaibo, Venezuela. Uma igreja foi erguida no local do prodígio. A fama dos milagres se manteve vigorosa através dos tempos e os venezuelanos passaram a invocar "La Chinita", como amorosamente nomearam a Virgem do Rosário de Maracaibo. Assim, em 18 de novembro de 1942, a Igreja Católica coroou canonicamente a imagem da Padroeira de Maracaibo. Foi a primeira celebração oficial no seu dia. Além disso, a igreja onde se venera a imagem milagrosa venezuelana foi consagrada como: Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá de Maracaibo. Abaixo postamos um documentário sobre a Virgem de Chiquinquirá!


ORAÇÃO:
Mãe padroeira da Colômbia, 
de Chiquinquirá 
abençoai a nossa terra, 
a nossa família, 
o nossos amigos, 
a nossa vida toda. 
A vós nos consagramos, 
a fim de sermos adotados 
como filhos amados e protegidos. 
Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário