sexta-feira, 13 de maio de 2016

9-NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS, (PADROEIRA DOS FRADES MENORES), DIA 2 DE AGOSTO


        Nossa Senhora Rainha dos Anjos é a patrona dos Frades Menores (Franciscanos). 
        Em uma planície próxima a cidade de Assis, Itália, encontra-se a majestosa Basílica de Santa Maria dos Anjos. O artístico templo abriga em seu interior a capela da Porciúncula, pequeno oratório retangular, onde São Francisco de Assis reconheceu sua vocação, respondendo ao apelo que o próprio Deus lhe fizera através dos lábios de um velho crucifixo.
        Dizem que o nome de Santa Maria dos Anjos provém do fato de que aquela ermida, fundada por quatro peregrinos de retorno da Terra Santa, era venerado um fragmento do túmulo da Madona e que sempre se ouvia no local o canto dos espíritos celestes. Foi também nesta capela tão pequena, que recebeu o nome de Porciúncula, isto é, pequena porção, que o Santo Patriarca recebeu a célebre indulgência do "Dia do Perdão".
        Conta-se que certa noite estava São Francisco em sua cela, rezando pela conversão dos pecadores, quando um anjo veio avisá-lo para dirigir-se à capelinha da Porciúncula. Ali chegando encontrou a Virgem Maria ao lado de seu Divino Filho e ambos rodeados de querubins e serafins. O Senhor, dirigindo-se ao Santo, disse-lhe que em recompensa de seu zelo na conversão dos pecadores poderia pedir-lhe o que quisesse. O seráfico pai pediu-lhe então uma indulgência plenária para todos aqueles que, tendo confessado e comungado, visitassem a igrejinha. Depois, como que assustado com o seu atrevimento, suplicou à Virgem Maria que intercedesse a seu favor. Não resistindo ao apelo de sua Mãe Santíssima, Jesus Cristo concordou com o pedido, mas sob a condição de que fosse ratificado pelo Papa, o seu vigário na terra, a quem dera o poder de atar e desatar.
        No dia seguinte Francisco foi ao encontro do Santo Padre, que lhe concedeu a graça, porém apenas um dia no ano, a 2 de agosto. Nesta data, denominada "Dia do Perdão", é enorme a afluência de fiéis à basílica de Porciúncula e a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora dos Anjos.
        A festa do Perdão é ainda hoje uma das mais importantes da Ordem Franciscana, pois foi estendida, mais tarde, pelo Papa Sisto IV, a todas as suas igrejas. Sendo Nossa Senhora dos Anjos a sua padroeira, é natural que vários templos da Ordem Seráfica recebessem o nome da citada invocação.
        Das seis paróquias brasileiras dedicadas a esta invocação, as mais importantes são: a bonita igreja de Penedo (Alagoas) com interessante frontaria barroca decorada em arenito e deslumbrante trabalho em talha dourada na capela-mor e altares laterais, assim como a famosa Santa Maria dos Anjos de Cabo Frio, construída em 1686 pelo povo, nos primeiros tempos da fundação da cidade. Entretanto, inegavelmente, o mais belo templo dedicado a Nossa Senhora dos Anjos é o São Francisco de Ouro Preto, o qual, além de ser uma das maravilhas da arquitetura colonial brasileira, encerra as obras primas de dois grandes artistas mineiros. Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde.
        Ambos retratam magnificamente a imagem da padroeira. O primeiro com a esmerada escultura em pedra sabão atingiu o apogeu de sua perfeição artística e Ataíde, pela policromia de sua pintura no teto do templo, tornou inesquecível, para quem teve a ventura de contemplá-la, a figura da Virgem Maria cercada por uma revoada de anjos.
        Estas belas imagens recordam a intercessão da Virgem Santíssima em favor dos pecadores, auxiliando São Francisco a alcançar a Indulgência, que foi estendida pelo saudoso Papa Pio XII a todas as paróquias autorizadas pelos bispos, no dia 2 de agosto, festa de Nossa Senhora dos Anjos. 

ORAÇÃO 
Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos, 
vós que desde o princípio recebeste de Deus 
o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, 
humildemente vos rogamos 
que envieis as legiões celestes, 
para que as vossas ordens 
persigam os infernais espíritos, 
combatendo-os por toda a parte, 
confundam a sua audácia 
e os precipitem no abismo. Amém!
Nossa Senhora dos Anjos, Rainha dos Frades Menores, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário