quarta-feira, 11 de maio de 2016

8-NOSSA SENHORA DO AMPARO, 8 DE SETEMBRO


        A veneração a Nossa Senhora do Amparo tem sua origem nos primeiros anos do cristianismo, logo que os Evangelistas saíram pelo mundo para pregar os ensinamentos de Jesus. Segundo a tradição, São Lucas pintou um quadro de Maria ao pé da cruz recebendo de Jesus a herança de ser a protetora de toda a humanidade, representada por São João. Esta cena está descrita no Evangelho de São João quando Jesus diz para Maria; "Mulher, eis aí teu filho".
Ao partir para a Península Ibérica, São Tiago levou consigo o quadro e difundiu naquela região o culto à Mãe de Deus.
Vários santuários começaram a ser construídos para honrar aquela que Jesus nos deixou como Mãe espiritual, e muitos cristãos recorriam a ela pedindo o seu amparo. Deste fato surgiu a devoção a Nossa Senhora do Amparo.
Após a descoberta do Brasil o culto da Senhora do Amparo não tardou a atravessar os mares e estabelecer-se entre nós. Sob a proteção de Nossa Senhora do Amparo fundou-se o forte que deu origem à cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Um dos primeiros templos brasileiros dedicados a esta invocação foi em Olinda, que já existia em 1617 e reconstruído 30 anos depois.
Atualmente Nossa Senhora do Amparo é representada sentada, segurando com a mão esquerda o Menino Jesus de pé sobre seus joelhos e abençoando os devotos com a mão direita. Ambos aparecem coroados, sendo que algumas vezes a Virgem tem um cetro na mão.

ORAÇÃO:
Alcançai-me, Senhora do Amparo,
a graça que humildemente vos peço,
pois em vosso Coração Imaculado
e cheio de ternura,
eu pus toda a minha confiança.
A esse Coração Materno
que também experimentou os golpes dos mais pungentes,
entrego todos os cuidados meus
e das pessoas que me são caras;
recebei em vossas mãos abençoadas
a minha vontade e o meu coração,
a minha vida e a minha mente.
Sede também, ó Mãe de bondade,
conforto e amparo de todos os atribulados,
dos famintos, das criancinhas que sofrem
e não vos esqueçais dos pobres pecadores.
A todos fazei-nos sentir que sois nossa mãe.
Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário