sexta-feira, 6 de maio de 2016

2-NOSSA SENHORA ACHIROPITA, 15 DE AGOSTO

       
Conta a tradição que, no ano 580, o capitão Maurício, desviado pelos ventos, chegou a uma aldeia de Calábria, na Itália, na cidade de Rossano, Calábria. Em uma pequena gruta morava o monge Santo Efrem, muito devoto de Nossa Senhora e foi ao seu encontro. Lhe disse: "Não foram os ventos que te conduziram para cá, mas Nossa Senhora, para que tu- uma vez Imperador- lhe construas um templo". Dois anos depois, Maurício se tornou imperador e construiu a igreja dedicada a Maria. Em pouco tempo, artistas provenientes de Bizâncio vieram ao local para pintarem uma imagem da Virgem no fundo da gruta. A cada dia eles iniciavam sua obra e, misteriosamente, durante a noite todo o trabalho desaparecia. Intrigado com o fato, o governador do local, responsável pela vinda dos artistas, ordenou que a gruta fosse vigiada noite e dia, para que o trabalho não fosse prejudicado e para que se encontrassem os culpados por esse crime.
        Certa noite, uma senhora entrou no santuário, trajando uma túnica de seda, resplandecente, e pediu para que ele se retirasse do local. Na manhã seguinte, depois de saber do ocorrido, o governador seguiu para a gruta com outras pessoas, e lá chegando, viram a imagem de Maria pintada no mesmo local onde os artistas tentavam pintá-la sem sucesso. A Virgem Santíssima havia pintado sua própria imagem.
        Não viu a senhora, mas numa das paredes do templo havia a imagem de Nossa Senhora com traços típicos da mulher calabresa. O povo logo se dirigiu à capela, aclamando: Achiropita! Achiropita (que significa: imagem não pintada por mão humana).
        Os incontáveis milagres acontecidos através da intercessão de Nossa Senhora traziam muitos peregrinos até o local e, por essa razão. o Imperador mandou erguer uma Basílica dedicada a Virgem Achiropita.
        Os emigrantes italianos, vindos para São Paulo, trouxeram uma cópia da imagem que se encontra na Basílica de Rossano e, auxiliados pelos padres missionários da Divina Providência, construíram uma igreja em homenagem no Bairro Bela Vista.

                                                                         ORAÇÃO:

Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe Achiropita,
volvei o vosso olhar piedoso para nós e para nossas famílias.
Através dos séculos, pelos milagres e pelas aparições,
mostrastes ser Medianeira perene de graças.
Tende compaixão das dificuldades em que nos encontramos
e das tristezas que amarguram a nossa vida.
Vós, coroados Rainha, à direita do Vosso Filho,
cheia de glória imortal, podeis auxiliar-nos.
Tudo o que está em nós e em nossa volta,
receba as vossas bênçãos maternais.
Ó Rainha Achiropita, prometemos dedicar-vos toda a nossa vida
para a honra do vosso culto e a serviço de nossos irmãos.
Solicitamos de vossa maternal bondade
os auxílios em nossas necessidades
e a graça de viver sob a vossa constante proteção,
consolados em nossas aflições
e livres das presentes angústias.
Com confiança podemos repetir que, não recorre a vós inutilmente
aquele que vos invoca sob o título de "Achiropita".
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário